Página inicial > Quem somos

Quem somos

Publicado: Sábado, 15 Mai 2021 15:26 | Última Atualização: Domingo, 12 Mai 2024 00:34 | Acessos: 277

O GPINF, sigla para Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Meio Ambiente, é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) dedicado à investigação de temas relacionados à informação, à sociedade e ao meio ambiente na Amazônia. O grupo desenvolve pesquisas em diversas áreas, como:

• Gestão da informação: O GPINF investiga como a informação é produzida, acessada e utilizada na sociedade, com foco na Amazônia. O grupo também desenvolve estudos sobre o impacto das tecnologias da informação na sociedade e no meio ambiente.
  • Educação ambiental: O GPINF realiza pesquisas sobre educação ambiental na Amazônia, com foco na formação de cidadãos conscientes e críticos da importância da preservação do meio ambiente. O grupo também desenvolve projetos de educação ambiental para comunidades locais e escolas.
  • Comunicação social: O GPINF investiga a comunicação social na Amazônia, com foco na produção e no consumo de informação na região. O grupo também desenvolve estudos sobre o papel da comunicação social na construção de identidades e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Alguns dos principais projetos do GPINF:

• Gestão de informação ambiental na Amazônia: Este projeto visa desenvolver ferramentas e metodologias para a gestão da informação ambiental na Amazônia. O projeto também busca fortalecer a capacidade das instituições públicas e privadas de gerenciar e utilizar a informação ambiental de forma eficaz.
  • Educação ambiental para a sustentabilidade: Este projeto visa promover a educação ambiental para a sustentabilidade na Amazônia. O projeto desenvolve ações educativas para diferentes públicos, como comunidades locais, escolas e gestores públicos.
  • Comunicação social para o desenvolvimento sustentável: Este projeto visa promover a comunicação social para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. O projeto desenvolve ações de comunicação para sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável da região.

O GPINF é um grupo de pesquisa referência na área de informação, sociedade e meio ambiente na Amazônia. O grupo possui uma equipe de pesquisadores experientes e qualificados, que desenvolvem pesquisas de alta qualidade e relevância social. O GPINF também possui uma forte atuação na comunidade, por meio de projetos de extensão e ações de comunicação social.